“ LIBIDO”, só, a mandar – Noite sem luar…!

Picture of Nunabre
Nunabre

De que Mandante estaremos nós a falar, dado que do seu mando – exclusivo (não comando) resultará um efeito-negativo, semelhante a uma noite muito negra, sem nesgas de luminoso luar…!? Texto poético? Texto prosaico-poético? Texto psicanalítico? Texto ético-pedagógico?

Digamos, prezado Leitor, que estamos perante um texto suscetível de reflexão, análise, sugestão, precaução, orientação segura o mais possível.

Expliquemos o termo “ LIBIDO”. Esta palavra, remetendo-nos para Freud, Jung, Psicanalistas, Psicólogos, Sexólogos, Fisiologistas, outros especialistas, está intimamente ligada à ideia da energia-sexual que comanda o instinto da conservação da vida e da Espécie, de cada ser-humano no seu relacionamento individual com o seu semelhante em ordem ao prazer-sexual e transmissão da vida…

A Natureza – inclusa a humana – rege-se por leis-naturais, forças dinâmicas de atração e repulsa, como a Gravidade, Magnetismo, Instinto, etc..

A atração-sexual, orientadora de relacionamento e atividade-sexual com prazer, será, pois, uma energia inata, a empurrar o ser-humano para esse relacionamento que implica Indivíduo, Sociedade, Justiça, Ética, Moral, Saúde, etc..

Vida celibatária, ou vida em comum, são comandadas, consciente ou inconscientemente, por essa força chamada “LIBIDO”, a qual é, ainda hoje, envolta em não poucos mistérios… Esta força, comandante com um Ego responsável do indivíduo colaborante e livre, pode trazer benefícios; mas, sendo um mandante-absoluto e irrefletido, pode provocar prejuízos deploráveis, conforme as circunstâncias…!

Tudo isto – claro – tanto nos jovens como nos adultos, nos solteiros como nos casados, nos rapazes como nas raparigas, na vida individual como na vida comunitária…! A LIBIDO, como muitas outras potencialidades humanas, serão boas ou más, conforme os uso ou abuso que delas for feito…

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.