Locomotiva a vapor “Ratinha” (1890)

Rui Maia
Rui Maia

A história dos caminhos de ferro em Portugal encerra diversas estórias caricatas, como aquela que fugazmente trazemos a lume nesta breve crónica. Trata-se de uma das mais afamadas locomotivas a vapor do último quartel de oitocentos, que ganhou o epíteto popular de “Ratinha”.  Observando com minúcia essa velha maravilha da engenharia e da técnica de finais do século XIX, que se movia pela alta pressão que se instalava dentro da sua caldeira e que, através de diversos maquinismos, transmitia a tração necessária para se deslocar sobre os carris, vislumbramos um dos ícones dos Caminhos de Ferro Portugueses – marca indelével de um novo paradigma. 

Na verdade, não se torna tarefa hercúlea encontrar similitudes com o dito animal que lhe conferiu o epíteto, dado que, no seu redor, transparece uma atmosfera de dinamismo e versatilidade, tão própria desses animais que habilmente souberam sobreviver e adaptar-se às exigências de um mundo em constante metamorfose.

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.