Mais turismo em Viana

Author picture

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira acolheu, no passado dia 18 de novembro, a 1ª Feira Internacional de Turismo, promovida pela Agência de Viagens Vefa Travel, integrada nas comemorações dos seus 30 anos de presença naquela Vila. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal local.

Esta primeira edição dispôs de 30 espaços, que foram utilizados por vários municípios que valorizam as potencialidades turísticas do Alto Minho: operadores turísticos, unidades hoteleiras, restauração, animação turística, vinicultores, etc., além da presença de convidados internacionais ligados a esta indústria.

Na Feira, disse o Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira que “O turismo e a cultura são apostas do Município para os próximos anos e este invento é bem demonstrativo desta intenção”. Além deste orador, falou também o Diretor da Vefa Travel que afirmou: “este evento, integrado na celebração dos 30 anos da empresa, destinou-se a relançar o Turismo nesta zona”.

Salvo melhor opinião, creio que este exemplo de conseguir captar mais turistas para esta Região Minhota deveria ser seguido pelas Agências de Viagem de Viana do Castelo, no sentido de acolherem uma Feira Internacional de Turismo, com expositores nacionais e estrangeiros, nas áreas da gastronomia, vinhos, artesanato e outras variantes, de modo a que no próximo ano a nossa cidade possa atrair ainda mais turistas. Este binómio Agências de Viagem/ Município de Viana do Castelo, porque salutar, deveria ter também o melhor acolhimento da parte da Porto e Norte de Portugal. 

Parabéns, Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, pela sua inteligência, pelo seu entusiasmo, pela leitura que faz do fenómeno turístico, que traz para o nosso país milhões de euros. “Para colher, é preciso semear”, lá diz o ditado popular, e é isso o que V. Exª fez. 

Viana, e os municípios do Alto Minho em geral, deviam seguir este exemplo: chamar os agentes de viagem para, em conjunto, formarem uma task force, com o objetivo de dinamizarem esta indústria e proporcionarem às grandes empresas turísticas o reforço da sua implantação nesta região, com a criação, paralelamente, de muitos postos de trabalho, para a juventude e não só. 

Para isso, estão à disposição verbas europeias de muitos milhões, como o PRR, que continua a ser divulgado pelo ainda 1º. Ministro, Dr.  António Costa. Estou convencido que muitos Municípios do Alto Minho seguirão este exemplo. Assim haja vontade política. 

Antero Sampaio

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.