As Festas de Nossa Senhora da Agonia, a nossa festa grande e a festa da nossa Ribeira que assim venera a sua padroeira, são um momento singular em Viana do Castelo. São-no porque, para além da animação e dos muitos momentos tradicionais e ímpares a nível nacional que a tornam a maior romaria do país, são feitas pelos vianenses que, com todo o brio e toda a chieira, programam e participam ativamente na romaria.
Esta é, estou certo, a nossa mais-valia e o nosso maior trunfo: os vianenses. Ninguém sabe melhor trajar à vianesa do que as raparigas de Viana e das nossas freguesias; ninguém sabe engalanar mais a cidade do que a nossa Comissão de Festas, composta por vianenses e que este ano tem na sua Comissão de Honra um dos grandes embaixadores da nossa cultura na diáspora; ninguém embeleza mais as ruas da cidade como os nossos habitantes da Ribeira com os seus tapetes e a sua alegria contagiante numa noite que não tem fim. E, em mais lado algum, se vê tantos participantes nos principais números da festa, desde o Desfile da Mordomia à Procissão ao Mar, passando pelo Cortejo Histórico-Etnográfico e pelas várias atuações dos nossos grupos folclóricos que desfilam Avenida abaixo perante a euforia dos milhares que assistem.
São assim as nossas festas, feitas pela prata da casa, feitas com Viana no Coração e com todo o empenho, o mesmo empenho que o executivo municipal reconhece em todos os vianenses que investem e vivem na sua cidade e nas suas freguesias. É com o futuro e com o bem-estar da população que pretendemos continuar este investimento, quer seja através dos múltiplos projetos educativos gratuitos nas nossas escolas, como a náutica, o atletismo e agora o ciclismo, seja com uma forte aposta na nossa economia, quer com a reabilitação urbana quer com a criação de postos de trabalho mediante uma política de incentivos e atratividade das nossas empresas.
Estamos, pois, num momento auspicioso em várias frentes: na economia, com o florescer de diversas empresas e indústrias ligadas a diversos sectores de atividade, que geram postos de trabalho; no turismo, com um crescendo anormal graças a uma programação cultural e ao saber acolher dos vianenses; na educação, com a melhoria e construção de novos equipamentos; com as nossas praias de bandeira azul, preparadas para acolher turistas e desportistas; com uma dinâmica vianense própria que, ao mesmo tempo que preserva a sua autenticidade, desenvolve uma Viana do Castelo com futuro.
Desejo uma excelente Romaria a todos os que nela participam, a todos os vianenses e milhares de forasteiros que, espero, fiquem tão apaixonados por Viana quanto os vianenses e levem o nome de Viana do Castelo para todo o lado, transformando-se em embaixadores da nossa cidade e do nosso concelho.
José Maria Costa