Em sentido figurado, a palavra samaritano quer dizer pessoa caridosa, que tem bom coração e se preocupa com os outros. Este significado tem origem numa parábola do “Bom Samaritano”, contada por Jesus, em Lucas, 10:30-37.
Na minha modesta opinião, nós também temos um Bom Samaritano. É uma pessoa, com muitas responsabilidades neste País, que começou a sua vida profissional como professor universitário, nascido ainda no tempo do Dr. Salazar, tendo o seu pai, Dr. Baltazar Rebelo de Sousa, sido ministro no governo daquele estadista de Coimbra, Actualmente desempenha o lugar de Supremo Magistrado da Nação.
Salvo melhor opinião, é um homem simples que tanto recebe e visita estadistas de todas as partes do mundo, como abraça o mais simples do cidadão ou dá uma palavra de conforto a um sem-abrigo. É uma pessoa que sente, como ninguém, as dificuldades de muitos portugueses, sobretudo os mais jovens, quando licenciados, não encontram empregos compatíveis com as suas habilitações. Além disso, procura incentivar os governantes deste País a darem melhores condições de vida aos portugueses.
Claro que também há pessoas que não gostam da actuação deste “Bom Samaritano”. Mas, alheio a todas as críticas, lá continua o seu caminho de servir o próximo e, embora ainda esteja longe, a eleição para a Presidência da República, foi preciso que, no Panamá, o Papa Francisco o “iluminasse” e o convencesse a recandidatar-se a Belém. Ele que dizia que “só iria recandidatar-se, se fosse a vontade de Deus ”. E, através do Sumo Pontífice, DEUS fez o Milagre. Até lá, vai continuar a sua viagem, sem fraquezas. Pelo contrário, cada vez está mais entusiasmado no “FAZ O BEM E NÃO OLHES A QUEM”. Que viva muitos anos, meu Caro Presidente.
Foto: Vip.pt