Tudo é relativo, até mesmo no âmbito do que é real e irreal. É neste contexto que se pretende elaborar este concepção, que aliada à natureza projeta as coisas mais sublimes que a humanidade dispõe.
Pensamos que, o mundo real foi projetado para ser rápido, limpo, fluir livre e harmonioso, com poucos obstáculos no seu caminho: um belo mundo de paz e abundância, onde seria livre para criar em cooperação e harmonia com os seus companheiros, irmãos na viagem; um local onde estaria sintonizado para todos os níveis de consciência, como também conectado com todas as facetas da criação: o Céu, o Fogo, o Ar, a Água e a Terra. Isto não deixa de ser um pensamento!
Adiante tenta-se descrever estes elementos com os quais se deseja fazer uma reflexão e analisa-los de perto. Talvez um pouco de filosofia! …
Descrição dos elementos
Para além da criação, o “Fogo” é paixão, calor e energia. Este elemento traz movimento e incentiva, são passionais, entusiasmados e otimistas nos seus signos.
O “Ar” é vento, é invisível e intocável, assim como as ideias. Este elemento é comunicativo. É ponderação e a reflexão. É até a troca de informação; a inteligência, a agilidade e a atenção.
A “Água” é um elemento movido pela emoção. É sentimento, ao contrário do elemento ar, não se consegue racionalizar e explicar as coisas. É dotado de imaginação, sensibilidade e profundidade.
A “Terra” é o porto firme, seguro. É a forma, o palpável, a matéria. É o elemento que possibilita as ideias, a realização e concretização dos sonhos. Aqui são mais realistas e pragmáticas.
Desenvolvimento
O desejo do que não se tem, conduz à procura e o êxito ou o fracasso imprimem na consciência em evolução e uma diferença entre pensamentos. À medida que esta autoconsciência ou ego acrescenta gradualmente o sentimento de separação e distingue entre alterações do seu interior, coloca-se em disposição de passar à etapa imediata relacionando as alterações interiores com os diversos contactos exteriores. Então, os desejos de prazer, seguidos por pensamentos tendem a ser agarrados quando alcançados.
Este é um tempo de interpretação e retorno ao equilíbrio em todas as coisas, de suprema importância. É a reunificação das forças de Deus-Pai/ Mãe na Terra e dentro de cada um.
Este processo acelera o seu retorno ao equilíbrio e harmonia dentro de si mesmo. Vamos encarnar todos os atributos, masculino e femininos, qualidade e virtude do Supremo Criador, mas autorizado através das forças combinadas de um ser Divino.
Consequências
Os ventos celestiais varrem a Galáxia e alcançam a Terra. O mundo está a mudar momento a momento. Sente-se que vai acelerando, mas é na Terra que se nota que este corre mais rápido.
Produzem-se mudanças monumentais entre o Céu e a Terra. No Céu os sinais de belas nuvens com o pôr-do-sol (fogo) ficam-nos a uma distância de uma batida de coração. É o mundo na sua plenitude, na sua criação.
Daí que cada elemento atrás referido tenha a sua identidade e personalidade. Esta não deixa de ser um conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Daqui advém o temperamento, as competências ou habilidades, a inteligência, a criatividade.
É nesta última, que, aliada à competência social, que se entende por: “jeito de saber lidar com as pessoas”; a atitude, particularizada na individualidade de cada um, que tentamos fazer um juízo de nós próprios e de autoestima, não descorando… “o irreal não é real”, ou então “o mundo é real e irreal”. Parece um pouco filosófico, mas no fundo gira um pouco à volta disto. No fundo, a função de cada um destes elementos citados.
Foto: Mundo Educação