Uma vez mais o cartaz da Romaria da Nossa Senhora d`Agonia é uma desilusão para os vianenses. Não há gosto por Viana. Já é tempo de isso se alterar.
Não ignorem a identidade da verdadeira rainha e do seu templo, assim como as gentes do mar, pois a festa é dela e deles. Esta romaria é uma festa religiosa e de homenagem às gentes do mar.
A Romaria da Senhora d`Agonia é fruto de uma forte ligação à comunidade piscatória vianense. A constatar esta realidade podemos verificar os votos expressivos existentes na sacristia do Santuário, que aludem a favores relacionados com os naufrágios e as tempestades no mar.
O Santuário Mariano da bela cidade de Viana do Castelo tem origem numa ermita erigida em 1614 pelo padre João Jácome do Lago, em terreno seu, sob a invocação de “Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário”. Depois foi chamado de “Bom Jesus da Via Sacra”, talvez por terminar a via-sacra instituída pelo venerável Frei António das Chagas, fundador do Mosteiro de Varatojo, a qual saía do Convento de Santo António e vinha terminar nesta ermida, em cujo adro existem três cruzes. Mais tarde, teve o nome de “Ermida da Nossa Senhora da Soledade”. Finalmente em 1774 surge dedicada a Nossa Senhora d`Agonia e, com esse título torna-se Santuário Mariano. Foi Bento José Alves, um vianense radicado em Lisboa, quem reedificou totalmente a ermida, aumentando-a e rodeando-a de um murete, alargando na parte Norte, em 1824, para a colocação de um fontanário que ainda existe. Em 1858 e 1868 decorreu a construção da atual e formosa escadaria central.
A festa em honra da Nossa Senhora d`Agonia é sempre celebrada a 20 de agosto. O Papa Pio VI, através de documento oficial, datado de 10 de maio de 1783, concede perpetuamente a graça de que no dia 20 de agosto se faça solenemente Eucaristia à Senhora d´Agonia.
Perguntamos por que razões no cartaz não apresentam a imagem da verdadeira rainha das festas, que é a Senhora da Agonia? E o Santuário? Só tem apenas uma figura humana. A foto está muito bem tirada e a rapariga é muito bonita, mas o cartaz, com todo o respeito pela mordoma, é uma deceção. Não entendo porque os jurados escolheram este cartaz quando havia outros mais bonitos. Não podemos ignorar a beleza de Viana!
No ano passado, com as filmagens da novela da TVI, “A Herdeira”, a Romaria chegou a todo o lado, mas é dececionante apresentar este cartaz. Viana “ficou mal na fotografia” neste cartaz das suas festas da Senhora d`Agonia sem uma imagem do Santuário e não há também um único símbolo citadino que seja representativo de Viana do Castelo.
Outras Opiniões
Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima
O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.