Os 125 anos do SCV

Gonçalo Fagundes Meira
Gonçalo Fagundes Meira

Polémicas à parte, já ninguém duvida de que Viana do Castelo tem o mais antigo clube de futebol de Portugal. Vive ininterruptamente desde 1898, daí que de pouco valham algumas habilidadezinhas dos ditos grandes para pôr em causa este estatuto de que goza o nosso SCV.

Para muitos, pode ser de menor importância esta coisa de na cidade existir um clube que foi o primeiro a fundar-se no país e ainda em atividade. No entanto, não é de todo razoável assim pensar. É um facto que o Vianense nunca se situou no escalão superior do futebol, mas por cá  anda fazendo vida desportiva num período que já abrange três séculos. Com altos e baixos, com maiores ou menores dificuldades, lá foi marcando presença, como a querer dizer: com muitos problemas, mas com muita alegria e vontade de sobreviver.

Desejou-se ir mais longe, pelo menos alguns briosos vianenses por isso se bateram, mas em Viana, por vezes, aposta-se mais na resistência e menos no salto em frente. Se falta fizer, vivemos estoicamente, mas mostrando alguma incapacidade de partir à conquista do futuro.   Militámos tempo abundante na segunda divisão, talvez o período em que se pensava que tínhamos todas as condições de nos enquadrarmos entre os grandes. Não aconteceu e, com o andar do tempo e o surgimento de outras modalidades desportivas, a par de uma oferta cultural de relevo, a questão de levar o centenário clube para o topo tem vindo cada vez mais a esbater-se.

Contudo, pensemos positivo ou, se quisermos, adotemos o pragmatismo, porque ter na cidade um clube, há cinco quartos de século, que se manteve ininterruptamente em ação, com práticas diversas, que fez a cidade mexer socialmente, que sempre teve gente a dizer que jamais poderia acabar é, podemos considerar, um feito. 

A Aurora do Lima, também com o nobre estatuto de ser o mais antigo jornal de Portugal Continental (167 anos de vida), ao editar este suplemento dedicado ao SCV, para além de não omitir a história de alguém que é da cidade e está há 125 anos presente, quer manifestar a sua vontade de ajudar a estimular o sonho de um Vianense de grandeza, dando o seu nobre contributo para atrair a juventude para o desporto, aspeto fundamental da sua existência, e de interferir ativamente na vida social de Viana.

Para os que estiveram connosco nesta homenagem, que era obrigatória e, paralelamente, educativa, vão os nossos agradecimentos. Tal como o SCV e os vianenses em geral, A Aurora do Lima também embarcará nesse sonho de ter em Viana do Castelo um clube sempre mais dinamizador da atividade desportiva local.

                GFM 

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.