Pintomeira apresenta em Lisboa “A arte no período  entre guerras 1918 -1939”

Author picture

 

É esta semana, no dia 16, 15,30 horas, que o livro vai ser dado a conhecer aos lisboetas, no Lisbon Club Soho, Rua de cascais, 57, Alcântara. A apresentação está a cargo da Editora Lisbon International Press, em representação do Grupo Editorial Antlantic Books. Moisés de Lemos Martins, Prof. Catedrático jubilado, e Rui Aço, Arq. e Prof. de artes plásticas, chamarão a si a responsabilidade de dar a conhecer a obra.

“A arte no período entre guerras 1918 -1939”  trata a história da arte neste tempo atribulado entre a primeira e segunda guerras mundiais. Analisar este espaço temporal, à luz do conhecimento que tem da arte, para Pintomeira, segundo este, foi um trabalho apaixonante, que o obrigou a estudo aturado, mas que o enriqueceu como artista que sempre viu e viveu a arte num processo experimentalista e insubmisso, procurando permanentemente a diferença e evitando a rotina artística. 

O período entre guerras, proporcionou a mobilização da arte para tomar partido, fundamentalmente, para ajudar a criar um mundo de paz, denunciando a guerra como um flagelo, particularmente para as populações indefesas. Nesta perspetiva, o movimento artístico, com altos e baixos, com crispações e proximidades, onde as diferenças nem sempre convergiram, procurou o seu espaço, no qual desenvolveu a sua ação. Neste livro, Pintomeira traz ao conhecimento público algo do muito que aconteceu nesse tempo, curto, mas agitado. Trata-se de uma obra que se lê com agrado, particularmente para quem ama a arte e vê esta como disciplina que nos ajuda a compreender melhor o mundo e tudo o que nele tem vida.

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.