“Raptaram o gato Alfredo”

Author picture

É também um dos mais premiados escritores da nossa Viana (25 originais para adultos e 6 prémios literários). De referir que o Orlando é vianense por adoção, porque o seu nascimento aconteceu em Leiria. Mas digam-lhe mal de Viana, que ele tem logo resposta certeira.

Escrever para adolescentes e pré-adolescentes não era a sua escrita habitual, mas não rejeitou a sugestão que há muito lhe vinha sendo feita, provavelmente para ganhar mais um prémio.

Na Biblioteca Municipal, no dia 23 de dezembro, com apresentação de Maria José Guerreiro, e a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, o Orlando pode contar com casa cheia e ficar sem razões para se queixar do alheamento dos vianenses nestas iniciativas de apresentação de livros.

Tudo correu a seu gosto, para lhe proporcionar mais uma daquelas conversas familiares, sem formalismos, de que tanto gosta. Tal com aconteceu com Maria José Guerreiro e Manuel Vitorino, que se souberam bem enquadrar-se na sua prática. Para dar ainda menos formalidade à cerimónia, antes alegria e boa disposição, os adolescentes que são protagonistas na obra marcaram presença, sem esquecer de levar o gato Alfredo da sua estimação, que também é herói no enredo.  

O livro tem como protagonistas cinco jovens. Estes, depois de perceberem que o gato Alfredo – muito amado pela família de um deles – tinha sido raptado, encarregam-se de o resgatar de um prédio deteriorado, habitado por uma mulher estranha que eles acreditam ser uma bruxa. Este arriscadíssimo resgate é feito a meio da noite, sem conhecimento dos pais, que julgam os filhos a dormir na cama, sossegadinhos.

De referir que, como é sua prática, mais do que uma aventura, o escritor procura relevar a solidariedade fraterna.

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.