SPORT CLUBE VIANENSE ESTÁ A COMEMORAR 123 ANOS

Author picture

No passado dia 13, o Sport Clube Vianense comemorou os seus 123 anos de existência. Por isso, antes de mais, os parabéns para esta Instituição centenária. Numa situação de saúde pública muito adversa a comemorações, os seus responsáveis optaram para marcar a data através de atos simbólicos, utilizando os novos meios de comunicação, entre outros, o site do Clube e o Facebook, prática que bem se compreende e aplaude.

É comovedor falar desta centenária Instituição, um Clube com altos e baixos, que já passou por delicadas situações, designadamente financeiras, mas que tem sabido ultrapassar sempre os obstáculos que se lhe tem deparado. Felizmente, o reconhecimento público da parte de múltiplas entidades a nível regional e mesmo nacional tem sido feito ao longo da sua existência.

Uma Instituição animada pelo voluntariado e dedicação dos seus dirigentes, mas também dos seus associados, dos seus atletas quer das equipas seniores, quer das equipas de formação que ao longo destes 123 anos já vestiram a camisola azul e branca; que possui um potencial elevado de memórias e um capital alargado de exemplos, não propriamente de títulos nacionais em futebol ou outras modalidades, mas de ações realizadas em prol da cidade e da região.  Contudo, não podemos esquecer o título de campeão nacional da 3ª divisão em futebol, o título nacional de voleibol feminino, e diversos títulos nacionais nas modalidades de judo e de dança desportiva.

O Sport Clube Vianense é um Clube que não se limita a olhar o passado, está a olhar pelo presente e a pensar no futuro.  Claro que todos queremos que chegue mais longe, compreendendo-se o apelo dos vianenses para que o Clube salte para um patamar superior. Mas para isso é necessário o apoio da cidade, do concelho e mesmo da região. O Vianense precisa de mais associados. Segundo informações dos seus responsáveis, presentemente, tem cerca de dois mil. Fica aqui o apelo para que seja lançada uma Campanha de angariação de sócios, com o objetivo de, urgentemente, atingir os três mil.

Mas o Clube, a cidade e mesmo o concelho precisam de algo mais. Necessitam de um complexo desportivo de qualidade, de raiz com diversas valências, com diversos campos de formação, campos para a prática da modalidade sénior, pavilhão e balneários. Não podemos deixar de lamentar que Viana do Castelo, seja a única capital de distrito, sem um Complexo Desportivo para a prática do futebol. 

Todos os que estão ligados ao desporto estão satisfeitos por ver outros complexos desportivos de qualidade, nas modalidades da vela, do remo, do surf, entre outras. Igualmente se comunga da satisfação por, finalmente, em breve começarem as obras da Praça de Viana, que vai dotar este espaço de instalações para a prática de várias modalidades da EDV. Naturalmente, justifica-se ansiedade na concretização da entrega a Viana do Castelo da candidatura de “VIANA CAPITAL EUROPEIA DO DESPORTO EM 2023”, na expectativa de que estas carências possam vir a ser supridas. São os nossos votos.

Não se pode esquecer que Viana do Castelo também não possui ainda uma Piscina Olímpica, que evite a deslocação dos nossos nadadores para outras cidades, onde fazem a preparação das provas nacionais e mesmo europeias. Aqui fica o apelo ao Município de Viana do Castelo para que, com os recursos disponíveis, coloque nas suas preocupações estas necessidades.

O Sport Clube Vianense é, de facto, uma realidade incontornável no panorama desportivo no concelho e no distrito, com referências a nível nacional, já que dos clubes existentes no país é o mais antigo a praticar a modalidade de futebol.

Sob o lema só juntos venceremos, vamos todos apoiar o SPORT CLUBE VIANENSE e dar-lhe os merecidos parabéns, porque saber resistir e atingir a bonita idade de 123 anos, sempre com os olhos postos no futuro, é feito glorioso que engrandece Viana Do Castelo.

Rui Viana (Sócio nº 46)

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.