Uma Verdadeira Comunidade

Author picture

Chegaram até mim porque queriam aprender a língua do país que os acolheu, e tinham sempre muitas perguntas a fazer. As aulas para adultos com objetivos claros do que querem aprender são muito interessantes e passam num ápice. Alunos que trazem as perguntas pensadas de casa, como listas de compras, daquelas em que se vão acrescentando sempre mais umas quantas coisas, são o sonho de qualquer professor.

Chamam-se Linda e Rick e depois de conquistarem o meu coração de professora, conquistaram o meu coração todo.

Convidaram-me para uma visita e para ver o Dóri que o Rick estava a construir, após ter criado outras coisas de que precisavam na casa nova. Esta pequena embarcação tem, para mim, um valor emocional, tendo em conta as histórias que ouvia o meu avô contar sobre a faina do bacalhau e sobre os homens que nela trabalhavam. Depois, percebi que também estavam a ensinar crianças a construir ninhos para pássaros, que comecei a encontrar, coloridos, pendurados em várias árvores pela cidade.

No Natal 2020, a surpresa voltou ao ver o Rick passear vestido de Pai Natal, no seu motociclo com o atrelado lateral cheio de presentes, para cerca de 70 crianças e jovens à guarda de instituições de Viana do Castelo. Parecia uma cena de filme, mas era bem real e, com certeza, memorável para todos. Tal como o próprio descreveu: “The whole affair was delicious” (Toda a experiência foi deliciosa).

Já na altura achei que devia contar esta história: a história de quem sai do seu país, para se enamorar de um outro e, como quem ama, cuida, passar também a chamar a si a responsabilidade de ajudar a comunidade que os acolheu.

Mas não ficaram por aqui: Linda e Rick Hendon formaram uma associação, a ANTIGA WAVE. Com a ajuda dos amigos portugueses que a eles se juntaram, doam produtos alimentares para o Centro Social de Nossa Sra. de Fátima, desde julho de 2021. A Associação já tem uma página oficial e qualquer pessoa pode contribuir.

Quando lhes pergunto a razão de fazerem tudo isto, respondem algo assim: em Portugal encontramos uma verdadeira comunidade.

Mafalda S. Rego

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.