Nasceu na Póvoa de Varzim, em 1946, e chegou a Viana do Castelo em 1977 para desempenhar funções profissionais, nos serviços da antiga Inspeção do Trabalho, onde trabalhou até se reformar, e logo começou a trabalhar no futebol vianense.
Em simultâneo começou a trabalhar nos escalões de formação do Sport Clube Vianense.
Foi longa a sua história de trabalho nos clubes, sempre em prol da formação de jovens atletas.
Para além dos vários clubes onde trabalhou, foi selecionador distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) desde 1979 a 2013, coordenador do gabinete técnico de 2013 a 2018, e diretor técnico distrital desde 2018 a 2020.
No Sport Clube Vianense teve também funções executivas, pois foi membro de algumas Comissões Administrativas.
Fez parte das primeiras Comissões Organizadoras dos Convívios das Velhas Glórias do Sport Clube Vianense.
Colaborou também com todas as autarquias do nosso distrito. E também com o departamento de recrutamento do Sporting Clube de Portugal.
Colaborou com a FPF desde 1979, tendo sido várias vezes elogiado pela mesma, acabando por ser agraciado como sócio de Mérito da FPF.
Foi o mais antigo coordenador/diretor técnico distrital em atividade, respeitado por todos, bem como pelos responsáveis da formação nacional.
Homens como Aurélio Pereira (Mestre dos Mestres na formação, Costa Soares (já falecido), José Pereira (presidente da ANTF), Dr. José Neto, Agostinho Oliveira, Carlos Queiroz, Nelo Vingada, José Couceiro, Arnaldo Cunha, estrutura técnica da FPF, entre outros, são testemunhas do seu trabalho em prol do futebol de formação nacional. Foi responsável pela formação de largas centenas de jovens atletas do distrito de Viana do Castelo, bem como da chegada às seleções nacionais de dezenas de atletas do distrito vianense, em que Adrien Silva e Mário Felgueiras foram os expoentes máximos, por terem sido Campeões Europeus.
Foi organizador e preletor de dezenas de cursos de treinadores de futebol e futsal, sendo respeitado por todos aqueles que se atravessaram no seu caminho.
Mesmo doente, manteve-se fiel até ao seu último compromisso, desempenhando as suas funções com estoicismo até 31 de julho de 2020, e apoiando a transição que inevitavelmente se produzirá no Gabinete Técnico da AFVC.
Foi um orgulho ter sido seu companheiro ao longo destes anos e foi um orgulho ainda maior, tê-lo como um dos meus melhores amigos.
A cidade não lhe prestou (ainda) a homenagem merecida, mas em nome de centenas de atletas do nosso distrito, da grande maioria dos treinadores do nosso distrito, de dirigentes, de amigos, OBRIGADO GOMES RIBEIRO.
Jorge Sárria