Viana Cidade Europeia do Desporto

Gonçalo Fagundes Meira
Gonçalo Fagundes Meira

Está cientificamente provado que a prática desportiva estimula vontades e valoriza sociedades. Pode dizer-se que do desporto, para quem habitualmente faz dele exercício, vem sempre o melhor. Um atleta, seja em que modalidade for, regra geral, para além de se apresentar mais bem fisicamente e gozar de maior nível de imunidade em relação a doenças, apresenta-se socialmente mais seguro e mentalmente melhor preparado para enfrentar as dificuldades com que todo o Ser Humano naturalmente se depara.

Da atividade desportiva só advêm benefícios, desde que o seu uso seja regrado, de bom enquadramento social e acompanhado por vigilância médica de rotina, para precaver insuficiências físicas e particularmente doenças genéticas. Por isso se diz que um praticante de qualquer modalidade desportiva é sempre alguém que está melhor armado para a vida, dada a forma como sabe enquadrar-se na sociedade.

A atividade desportiva tem custos, particularmente no domínio da criação e manutenção de equipamentos próprios, sejam eles coletivos ou individuais. Mas é obrigatório assumi-los. Não é por acaso que o Estado Novo tinha poucas preocupações com o desporto e a existência de equipamentos desportivos e se verificassem, insuficientemente, apenas nas grandes cidades, tornando o seu uso inacessível à esmagadora maioria da população. Repare-se que Portugal, nesse tempo, internacionalmente, só se destacava na modalidade do hóquei em patins, onde habitualmente era campeão à escala europeia e mundial.

Se fizermos um balanço da vida desportiva em Viana há meio século atrás, a destacar-se, pouco mais tínhamos que o S.C. Vianense, no domínio futebolístico. É bom não esquecer que o primeiro pavilhão gimnodesportivo com qualidade que se construiu na cidade, situado na Avenida do Atlântico, aconteceu com a democracia já há bastante tempo instalada.

Hoje, felizmente, com o país apostado em massificar a vertente desportiva, Viana tem clubes e equipamentos em suficiência; podendo dizer-se que só não é praticante quem não tem vontade. Então, no domínio das variantes náuticas, com destaque para a Canoagem, o Surf, a Vela e o Remo, deve reconhecer-se que estamos avançados, se comparados com o resto do país. 

Viana vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2023. Sê-lo-á muito justamente. Trata-se do reconhecimento do esforço que o Município e o Movimento Associativo têm feito para que a prática desportiva no concelho seja acessível a todos aqueles que dela queiram usufruir. Mas é também um forte estímulo para que este caminho, já muito percorrido, continue a alargar-se e a abrir novas fronteiras.

                                                                  GFM

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.