Um grande evento desportivo, com organização privada, decorreu na região de Viana e Caminha: o GRANDE TRAIL SERRA D’ARGA. A 11.ª edição deste evento, registou a presença de cerca de 1.600 atletas de 20 países, que competiram em seis provas de diferentes níveis de dificuldade, para todas as idades e perfis: GTSA Trail Ultra Endurance 110 Km, GTSA Ultra Trail 45 km, Trail Longo 27 km, Trail Curto 17 km, Caminhada 12 km e Trail Jovem.
O sucesso desta grande concentração desportiva, entre 30 de setembro e 2 de outubro, revelou-se desde logo na exímia organização, nas favoráveis condições meteorológicas, número de participantes, meio envolvente, e nas tradições e manifestações culturais apensas, na festa, partilha, convívio e competição.
Centrada nos trilhos da serra D’Arga e nas emblemáticas freguesias de S. Lourenço da Montaria e Dem, as provas percorreram locais paradisíacos e a monumentalidade da serra, representativos da bucólica ruralidade das Argas.
Desenvolvidas as provas em plena natureza, predominantemente na montanha, por locais de difícil acessibilidade, a segurança da atividade resulta da autoformação dos praticantes, como é praxe nos desportos de natureza.
A organização de CARLOS SÁ Nature Events (campeão português e recordista mundial de ascensão e descida de montanha), contou com o apoio das câmaras municipais de Caminha, Viana, Cerveira e uma mão-cheia de juntas de freguesia destes concelhos. A prova Trail Ultra Endurance 110 km, partiu do centro de Viana do Castelo às 20h, e teve a chegada, dentro das 24 horas seguintes, no centro da freguesia de Dem.
Estas novas modalidades, de desporto na natureza, são cada vez mais procuradas por jovens atletas que rejeitam desportos oficiais e procuram um formato mais original, assente na liberdade, juventude e natureza.
A enorme multidão de atletas aderentes a um evento já consagrado no nosso território, é modelo do potencial do desporto de natureza, da qualidade ambiental e paisagística das nossas serras, e da aptidão e competência do desporto não federado.
O Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar Portugal 2022, arrancou em Viana do Castelo com centenas de participantes! De sexta até domingo passado, a melhor competição de SURFSKI do mundo, ligou Viana do Castelo à praia de Ofir, em Esposende, num percurso de 19,5 km. Mais um evento desportivo mundial a promover Viana!
A tragédia bateu à porta de Castelo do Neiva, roubando a vida a Mateus Sá, 19 anos, treinador da formação do GD Castelense, após um fatídico acidente de automóvel esta semana. Uma perda prematura, de tão jovem entusiasta do desporto. A imprevidência da juventude a causar dor e tristeza!
A malapata com Pedro Neto, futebolista vianense ao serviço do Wolverhampton e internacional português, continua. O atleta vai falhar o Mundial do Qatar, após ter sofrido uma lesão no tornozelo, que requer cirurgia, impossibilitando a sua participação. Viana perde representação no grande palco do Mundial de Futebol!
O jogo foi equilibrado, mas, um golo na segunda parte, ditou a primeira derrota do SC Vianense, na 3.ª jornada do Campeonato de Portugal, em Santo Tirso, na casa do Futebol Clube Tirsense. Agora, segue-se o Beira-Mar, para a Taça de Portugal!
Tiago Lenha, diretor-desportivo do Marítimo, que contribuiu para congeminar o projeto que cimentou o Gil Vicente na I Liga, é um talento já reconhecido além-fronteiras. Assim define o emblema insular, o dirigente natural de Viana do Castelo, a caminho da sua segunda experiência diretiva. Trabalho árduo para a lanterna vermelha do campeonato!
Carlos Soares, vianense da SAERTEX Portugal/Edaetech, garantiu o segundo lugar na Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM) em Master 40, com 1050 pontos, após a conclusão da quinta e última prova que se realizou em Vila Nova de Paiva. Um sucesso esforçado para os calejados trepadores vianenses!
Afonso Felgueiras, do VC Viana, foi convocado para integrar os treinos regulares da Seleção Nacional de Sub-17 masculinos, que prepara a sua participação no Torneio WEVZA, primeira ronda de qualificação para o Campeonato da Europa. A excelência da formação do VC Viana a frutificar na seleção nacional!
Habituada ao pódio, continua Vânia Neves, do Viana NC, em grande destaque na última prova do Circuito Nacional de Águas Abertas – Travessia da Baía de Sesimbra 2022. Com mais de meio milhar de participantes, Vânia Neves venceu a sua categoria, Master B, um circuito de 2.000 m, com um tempo que lhe permitiu vencer em Master Absolutos. Um título mais para um álbum tão vasto!
Em Ponte de Lima, no Campeonato do Mundo de Maratonas, também brilhou Francisco Santos, canoísta vianense, classificando-se em 4.º lugar em k1 Júnior, numa prova com 22,6 km de extensão. Uma prestação portentosa de um jovem com muito para dar!
Com o pé direito entrou o VC Viana, equipa sensação da época passada, no jogo inaugural do Campeonato Nacional da II Divisão feminina de Voleibol. O VC Viana bateu, fora de portas, o Belenenses, por 2-3. Também a ADC Perre venceu, o FC Amares, por 0-3, em jogo da 3.ª jornada da Série A do Torneio do Minho da Associação de Voleibol de Braga. O voleibol feminino de Viana a marcar pontos com grande mérito!
Os canoístas Fernando Pimenta e José Ramalho sagraram-se campeões do mundo de k2 maratonas, num percurso de 29.800 metros no rio Lima, o sétimo pódio português, no evento que decorreu em Ponte de Lima. No final, os lusos mergulharam na água, para refrescarem de tanto calor humano!
Carlos Baptista