Desporto em registo semanal

Picture of Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

O SC VIANENSE, entusiasticamente, vive a proximidade do 125.º aniversário, pelos resultados da equipa de futebol (a modalidade centenária) que o colocou no comando da Série A do CAMPEONATO DE PORTUGAL; pelo ecletismo das suas diversificadas modalidades ao serviço dos associados e da comunidade; e pela gestão avisada e prudente dos atuais órgãos sociais, no cumprimento dos princípios estatutários, com novas estratégias e procedimentos. Depois da turbulência gerada por direções que (des)governaram o clube em tempos não muito distantes, que levaram à devassa da sede, hipotecas do património e hastas públicas coercivas, até à alienação da vetusta sede, para solver o clube, com a intervenção providencial do município, a centenária agremiação desportiva estabilizou numa gestão criteriosa que salvaguarda a identidade secular de uma das mais representativas instituições da cidade.

O SC Vianense é o clube de futebol mais antiga de Portugal (13 de março de 1898), pois foi precursor do futebol no país – nascendo para as elites – mas é hoje um clube transversal que procura fortalecer os laços com a cidade e unir as comunidades, para exortar o clubismo, a perenidade futebolística e a competitividade desportiva do município. A gestão do futebol, com a indiferença dos sócios, autonomizou-se numa SAD desportiva, na qual o SC Vianense detém apenas 10% do capital, mas é dela que se esperam investimentos que engrandeçam e impulsionem o clube. Embora o novo figurino de gestão do futebol esteja em curso há pouco tempo, até ao presente, não se enxergam os investimentos prometidos pela SAD.  

Às modalidades que o “Vianense” dá continuidade: futebol, judo, danças de salão, ténis de mesa e bilhar, o clube almeja o regresso paulatino de algumas que se perderam nas brumas do tempo, e fomentar outras, como o automobilismo, recentemente anunciado, com a prestação do campeão Renato Pita, piloto vianense de São Salvador da Torre. Esta associação incentiva a bandeira da ética desportiva que o município quer institucionalizar no maior número de associações, promovendo o desporto assente em valores e fundado no “Fair-play”, do qual Renato Pita já é embaixador.

No 125.º aniversário do clube, o SC Vianense mostra-se forte, unido, animado pela ambição de subir de divisão, refundador dos seus centenários valores, e determinado a reconstituir-se como um dos principais pilares do desporto concelhio.

A atleta vianense Cláudia Ferreira, ao serviço do Sporting CP, Campeã Nacional de Lançamentos Longos, pela 5.ª vez consecutiva, vai representar Portugal na Taça da Europa de Lançamentos, no próximo fim de semana. Uma presença de alto-nível a coroar uma carreira de sucesso!

A esgrima da Escola Desportiva de Viana volta a brilhar e a conquistar galardões nacionais, com a prestação de João Martins, esgrimista da EDV, ao arrebatar o título de Campeão Nacional de Cadetes em Florete, em Leiria. Um título mais no largo palmarés do clube de armas de Viana!

No fim de semana, Viana do Castelo foi palco, pela primeira vez, do Campeonato Nacional de Judo Adaptado, numa organização da AJDVC, da ANDDI e a parceria do SC Vianense! Uma prova que proporcionou judo para todos com igualdade de oportunidades. A convivialidade e a partilha dos benefícios da modalidade, abraçou todos os competidores!

A Rota dos Prados – Amigos TT de Nogueira, para os apaixonados de todo-o-terreno, fez ressoar os motores dos jipes na 7.ª edição, um passeio que privilegiou o convívio e a promoção do território vianense, numa organização da Fileiras e Falésias Associação 4 x 4. Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda unidas na promoção do território!

O evento “Quilómetro Jovem”, de âmbito distrital, constituído por uma prova de 1.000m numa pista de atletismo, torneio para os escalões de infantis, iniciados e juvenis, oriundos das várias escolas do distrito de Viana do Castelo, e aberto a atletas filiados e escolares não filiados, realizou-se no Estádio Municipal Manuela Machado. Uma dinamização desportiva de relevo a mobilizar os mais jovens!

Alexandra Fernandes, atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, alcançou o título de Campeã Nacional de Trail Ultra Endurance F55, no Trail de Conímbriga – Terras de Sicó. Também Campeã Nacional de Trail Endurance F50, ficou Carolina Pereira, atleta da Associação Desportiva Afifense, no Trail de Conímbriga. Dois títulos nacionais no Trail para duas mulheres vianesas de fibra!

O atleta Miguel Arsénio que representa a EDV – Viana Trail em Portugal, conseguiu um grande destaque internacional ao alcançar o 2.º lugar na geral numa das provas míticas no Trail Mundial – Trail TransGrancanária. O percurso de 128 km só está ao alcance de grandes atletas!

As moças da ADC Perre somam e seguem no Torneio Joaquim Vilela, de Master Femininos da Associação de Voleibol do Porto. A equipa vianense deslocou-se ao recinto do AR Canidelo e ganhou (0 – 3). O coletivo vianense lidera o torneio com 3 vitórias e 9 pontos!

O SC Vianense recebeu e bateu o Maria da Fonte (1 – 0) no Estádio Dr. José de Matos, num jogo morno e desinspirado. A vitória permitiu manter a liderança e a distância de 5 pontos para o 2.º. A disputa do Play-Off, para subida de divisão, ficou mais próximo!

No Dragão Arena, o FC Porto bateu copiosamente a Juventude de Viana (9 – 1), em jogo do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de hóquei em patins. A JV mantém o penúltimo lugar da classificação. A fuga à descida já está no purgatório!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.