Quo Vadis ÁGUA?!…

Bernardo Barbosa
Bernardo Barbosa

O serviço público da rede de distribuição da “água”, que até ao presente está integrado nos Serviços Municipalizados de (Águas) e Saneamento Básico de Viana do Castelo, deixou a palavra “águas”, não sabemos quando, de figurar na respectiva sigla, passando a SMSBVC!… (pg.3).

Se haviam descartado da palavra ÁGUAS embora continuassem na missão pública da distribuição por algum motivo seria e, agora, estamos a saber porquê. As águas passarão a ser geridas a outro nível, ou seja: por integração de sete (7) dos dez (10 ) municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, numa parceria pública do Estado (Águas de Portugal, com 51%), neste caso, esses sete municípios da CIM, com 49%.

Deste modo, o Estado passará a dispor da gestão deste bem público e dele poderá, conforme o entendimento político que tenha, passá-lo à exploração privada.

O comandante da PSP, pelas comemorações dos seus 143 anos em Viana, falou da falta de efectivos numa perspectiva de reforma próxima de elementos, já de si agravada pela sua extensão a Ponde de Lima (pg.2). Vale a pena lerem uma opinião (pg. 17): “Mal estar nas Forças de Segurança”.

Com as eleições parlamentares à porta (em Outubro, 6), ainda não havendo informação concreta para as principais listas (PS e PSD), numa abordagem portanto simples, permite-nos suspeitar que para estes dois partidos será difícil termos alguém do concelho de Viana.

O que é sintomático, no actual panorama político-partidário, com uma excepção talvez para o PSD que brevemente algo divulgará.

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.